quinta-feira, 14 de junho de 2018

postagem 62

Brasil colônia

O período colonial brasileiro é o mais extenso, são 322 anos desde o desembarque de Pedro Alvares  Cabral ao sul da costa da futura cidade de Porto Seguro ( fundada em 1534 ).

Colonização lucrativa

Extenso e distante, o Brasil era um desafio administrativo para os portugueses, mas a metrópole impôs uma rentável politica econômica que transferiu as riquezas da colônia para seus cofres.

O Brasil é um país que possui grande extensão territorial (8.514.876 Km2), sendo considerado um país continental. Essa grande área já passou por diversas divisões administrativas. O Tratado de Tordesilhas (1494) foi o primeiro responsável por uma divisão no território que hoje corresponde ao Brasil, na qual a porção leste ficou sob domínio de Portugal e a porção oeste pertencendo à Espanha. 

Outra divisão ocorreu com as Capitanias Hereditárias (1534), que consistiu na fragmentação do território brasileiro em quinze faixas de terra. Numa alternativa de administração territorial, o império português disponibilizou a algum membro da corte que fosse de confiança do Rei, uma das capitanias. Os donatários deveriam governar e promover o desenvolvimento da capitania na qual se tornasse responsável.

A primeira divisão politica 



capitanias que prosperaram

As capitanias de Pernambuco (Donatários: Duarte Coelho Pereira, o primeiro(1534-1554) o último Luís do Rego Barreto (1817-1821)). E a outra capitania e a de São Vicente (Donatários:Martim Afonso de Sousa, o primeiro(1533-1571) e Antônio Carneiro de Sousa, o último (1708-1753)

No aspecto produtivo, o país conheceu no período dois grandes ciclos econômicos, o ciclo do açúcar e o ciclo da mineração, sendo que cada um deles iria moldar de certa forma o processo de ocupação das regiões do país. O caso do açúcar foi responsável pela ocupação da região Nordeste, e o caso dos metais preciosos, pela ocupação das regiões do Sudeste brasileiro e demais localidades no interior do país.

No período foi marcante também a relação dos portugueses com os indígenas, resultando em assimilação, dispersão e genocídio. Situação parecida sofreram os africanos escravizados que vieram para o país para trabalharem nas lavouras e minas da colônia.

Inúmeras guerras também foram travadas nesse período, seja internamente, com tribos indígenas ou revoltas populares, ou mesmo com outras nações que tentaram ocupar partes dos territórios portugueses, como os franceses e os holandeses.

A distinta origem dos grupos étnicos que deram origem à população brasileira resultou também em uma rica expressão cultural, como pode ser visto na música e nas danças. A Igreja Católica também teve contribuição sobre esse aspecto cultural, em virtude, sobretudo, do controle que tinha sobre a educação e os comportamentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário