terça-feira, 19 de junho de 2018

Postagem 63
A Aprendizagem Histórica E os Professores de História

Editora: Appris Editora
Autor: Marcos Roberto Barbosa


SINOPSE:

Este livro analisa e discute questões que dizem respeito à aprendizagem Histórica e apresenta perspectivas metodológicas de professores de história, que estão no inicio da carreira de docente
e que atuam numa conjuntura de mudanças no que tange às funções e às finalidades do ensino de História em nossa sociedade. De formador de uma identidade que visava promover o sentimento nacional nos cidadãos.
O ensino de História tem se preocupado com a formação de uma identidade fragmentada em subgrupos que procura reforça a autonomia pessoal e a individualidade. Essas mudanças pedem outros métodos e encaminhamentos que possam viabilizar uma aprendizagem Histórica significativa no contexto escolar. Nesse sentido: as discussões mais atentas tem refletido a respeito da necessidade de formação do pensamento histórico dos estudantes e o conceito de consciência histórica  tem procurado atender a essa demanda por formação do pensamento histórico, pois possibilita a criação de indenidade por meio do exercício narrativo de identificar a vida nos fluxos do tempo.

Os capítulos deste livro procuram situar essas questões tendo como referência as prescrições curriculares, focalizando como estes documentos entendem a aprendizagem Histórica. E o que sugerem no que diz respeito aos encaminhamentos metodológicos para o trabalho pedagógico dos professores com os conteúdos no contexto da sala de aula. Esta obra procura demostrar como professores com os conteúdos no contexto    da sala de aula.

Esta obra procura demostrar como professores iniciantes de História se organizam em temas metodológicos. Neste desafio de promover uma aprendizagem Histórica significativa e que dê conta de atender as atuais demandas para o Ensino de História.






Nenhum comentário:

Postar um comentário