segunda-feira, 29 de maio de 2017

postagem 36

Simulado Enem de História: Grandes Navegações; Brasil Colônia; Economia Açucareira

Simulado Enem sobre as Linhas da História, Pré História, a Expansão Marítima, O Brasil Colônia e também a Economia Açucareira que seguiu. Que tal testar seus conhecimentos destes temas?

PERGUNTA 01 DE 10

 Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

 O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:

 (1 )   900 anos
  (2  )    460 anos
  ( 3 )    10.000 anos
  (4  )    460.000 anos
  (5 )    365 anos

OBS: COLOQUE SUA RESPOSTA NO COMENTÁRIO NO FINAL DA MATÉRIA, LOGO A´PÓS O PROFESSOR ALEXANDRE RESPONDERA A RESPOSTA CORRETA.

    PERGUNTA 2 DE 10

O estudo e a escrita da História são realizados com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos. Como não é possível reconstruir o passado tal como aconteceu, os historiadores utilizam fontes, que podem ser interpretadas de maneiras diferentes, e, por isso, existe uma grande diversidade de produções historiográficas a respeito de um mesmo tema. No decorrer do tempo, o conceito, o uso e o critério de seleção das  fontes históricas mudou.

 01  filmes, obras literárias, histórias em quadrinho e pinturas não podem ser consideradas fontes históricas, pois não têm compromisso com a verdade.

02 o historiador deve priorizar as fontes com notória imparcialidade, tais como jornais e revistas, que retratam o dia a dia de uma cidade, um estado ou mesmo um país, da forma mais fiel possível.

03 as diversas manifestações artísticas, como escultura, pintura ou uma canção, podem ser consideradas fontes históricas, na medida em que retratam o espírito de um tempo.

04  toda fonte histórica é necessariamente escrita, as demais são consideradas fontes pré-históricas.

05 o documento escrito, de preferência o oficial, imprime um caráter de seriedade ao trabalho do historiador, evitando que ele trabalhe com mentiras e falsificações.

 Pergunta 3 de 10

 A primeira atividade econômica  praticada no Brasil Colônia foi a extração do pau-brasil. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) em relação a essa atividade.

(1)  A extração do pau-brasil teve como consequência o surgimento de um fluxo de renda interno e de dezenas de povoações, notadamente no extremo Sul e no Nordeste.

(2) O comércio do pau-brasil com os indígenas era feito na base do escambo. Eles recebiam utensílios e enfeites pelo trabalho de cortar a madeira e transportá-la até os navios.

(3) A extração do pau-brasil exigiu capitais e técnicas para a montagem de um complexo agro-manufatureiro, capaz de atender a demanda dos mercados europeus.

(4)  A mão-de-obra empregada na extração e transporte da madeira, tanto pelos franceses como pelos portugueses, foi a indígena.

(5)  A extração do pau-brasil, que conseguia alto preço na Europa, por sua utilização como pau-de-tinta, foi uma das principais causas do declínio da lavoura de cana-de-açúcar.

(6)  A exploração do pau-brasil era monopólio do Estado, mas, em 1502, o privilégio foi arrendado a um grupo de comerciantes liderados por Fernão de Noronha.

 Pergunta 4 de 10

A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:

(1) cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;

(2)  os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;

(3) a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;

(4)  a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;

(5)  os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.

Pergunta 5 de 10


Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido:

(1) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.  

(2) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais. 

(3)  do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais. 

(4)  da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas. 

(5)  da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno. 

  1. Pergunta 6 de 10
     A produção e a comercialização do açúcar foi uma das principais bases econômicas da colonização portuguesa no Brasil. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:
    (1) as tentativas de ocupação francesa e depois holandesa, no Brasil, ocorreram, em primeiro lugar, em função das descobertas de minas de ouro no interior e, em segundo, devido à produção de açúcar no litoral.  
    (2)  a grande quantidade de açúcar produzido no Brasil no período colonial tornava este produto pouco competitivo no mercado internacional, razão pela qual foi substituído pelo café como principal produto de exportação. 
    (3)  a organização social das áreas canavieiras do Brasil gerou uma sociedade escravista em torno do complexo “casa grande e senzala”. Dessa forma, ao contrário da Europa, o Brasil não conheceu uma sociedade aristocrática. 
    (4)  o interesse dos portugueses em produzir açúcar no Brasil estava relacionado aos conhecimentos que estes acumularam por várias décadas com o cultivo da cana e a fabricação de açúcar nas ilhas atlânticas sob seu domínio. 
    (5)  para desenvolver a economia açucareira, Portugal precisou recorrer a banqueiros e mercadores holandeses, os quais financiavam a instalação de engenhos, a aquisição de escravos, o transporte e a distribuição do produto na Europa. 
    (6) a política mercantilista propunha a independência e a emancipação das colônias, o que causou profunda crise no sistema colonial português. 
    1. Pergunta 7 de 10
      A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

      K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

       (1) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

      (2) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.

      (3)  a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.

      (4)  a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna.

      (5)  a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.

      1. Pergunta 8 de 10

        “A conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península Ibérica.”

        (João Lúcio de Azevedo. “Época de Portugal econômico: esboços históricos”.)

        De acordo com o texto, é correto interpretar que:

       
     (1) a influência do poder econômico marroquino foi decisiva para o desenvolvimento das navegações portuguesas. 
    (2)  a expansão marítima portuguesa teve como objetivo expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. 
    (3) o domínio dos portugueses sobre Ceuta era parte de um vasto plano para expulsar os muçulmanos do comércio africano e indiano. 
    (4)  o domínio de territórios ao norte da África foi uma etapa fundamental para a expansão comercial e religiosa de Portugal. 
    (5)  a expansão marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as rotas comerciais africanas. 
     
    1. Pergunta 9 de 10
      Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.
      Na verdade, não existe uma distinção entre a nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.


      SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.).Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.

      De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a):

      (1)  referencial temático.
      (2)  nível tecnológico.
      (3)  base antropológica.
      (4)  suporte artístico.
      (5)  concepção estética.

      1. Pergunta 10 de 10
        História é a ciência que:
        (1)  se fundamenta unicamente em documentos escritos; 
        (2)   estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade. 
        (3)   estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra; 
        (4)   estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo. 
        (5)   estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou; 

       




Um comentário:

  1. Seja o primeiro a responder este simulado depois mando as respostas corretas.

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