sábado, 27 de maio de 2017



Dicionário de Conceitos Históricos
por Kalina Vanderley (Autor), Maciel Henrique (Autor)
Os autores deste livro defendem um conhecimento histórico compreensível e socialmente relevante. Para isso, apresentam os principais conceitos históricos que permeiam nosso dia-a-dia e introduzem o leitor em importantes discussões teóricas, sem se perderem, contudo, em um vocabulário excessivamente técnico. Os conceitos selecionados, abordados de forma dinâmica e de acordo com sua natureza, dividem-se em três tipos: primeiro, os conceitos históricos stritu senso, ou seja, aquelas noções que só podem ser utilizadas para períodos e sociedades particulares. Em segundo lugar, conceitos mais abrangentes, muitas vezes denominados categorias de análise, que podem ser utilizados para diferentes períodos históricos. E, por último, conceitos que funcionam como ferramentas para o trabalho do historiador, como Historiografia, Interdisciplinaridade e Teoria. Os verbetes estão apresentados em ordem alfabética para facilitar a leitura. Há também uma lista de livros para aprofundamento dos estudos que acompanha cada conceito. Os temas abordados, sempre que possível, estão vinculados à realidade brasileira e latino-americana. Além disso, a obra relaciona o saber histórico com a prática em sala de aula. Obra indispensável para compor a biblioteca básica tanto de estudantes e professores quanto de historiadores, sociólogos, filósofos e estudiosos das ciências humanas.


Dicionário de Datas da História do Brasil
Circe Bittencourt
Dicionário de datas da história do Brasil, escrito por uma grande equipe de especialistas de todo o Brasil, sob a coordenação da Professora Circe Bittencourt, coloca ao alcance do público o estado atual de conhecimento sobre as mais importantes datas do calendário brasileiro. O livro, que pode ser lido na sequência do calendário (por mês e dia), por ano, por tema - ou mesmo fora de qualquer ordem -, possibilita ao leitor consultar datas comemorativas e/ou fatos históricos ao longo do ano e identificar os assuntos conforme seu interesse: pesquisa, ensino, política educacional ou simples curiosidade. Políticos, militares, religiosos, empresários, intelectuais e artistas, assim como populações de diferentes etnias ou gênero, trabalhadores das cidades e do campo, são apresentados em diversas datas marcadas por lutas, confrontos e festas; datas mescladas por alegrias e tristezas; datas cheias de heroísmo e idealismo; datas manchadas por traições e mesquinharias. útil para professores e alunos, assim como para responsáveis por políticas públicas, educadores, jornalistas e historiadores.

Dicionário Do Brasil Joanino
por Vainfas e Lucia Bastos (Autor)
O Dicionário do Brasil Joanino é mais uma contribuição dentre as diversas iniciativas editoriais ligadas às comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro marco no processo de emancipação política do Brasil. À semelhança dos dois dicionários anteriormente publicados pela Editora Objetiva - o Dicionário do Brasil Colonial (2000) e o Dicionário do Brasil Imperial (2002) - este também preenche uma lacuna em nossa bibliografia de referência. Oferece um instrumento de consulta para os pesquisadores e professores de história bem como atende a todos os interessados na história brasileira sobretudo no papel central que nela desempenhou a cidade do Rio de Janeiro. Neste dicionário é utilizada a mesma metodologia dos citados dicionários anteriores para a elaboração da nominata (o rol dos verbetes). Em primeiro lugar os conceitos estruturas e processos históricos nos quais se enquadra a vinda da Família real buscando cobrir os domínios econômicos sociais políticos e culturais. Em segundo lugar as instituições quer as que D. João trouxe da metrópole quer as que criou no próprio Rio de Janeiro buscando tornar a cidade uma autêntica capital do império luso-brasileiro. Em terceiro lugar os episódios a começar pela Transmigração da Família Real prosseguindo com a Abertura dos Por-tos os Tratados com a Inglaterra as guerras na Guiana e na Cisplatina as revoltas contra o centralismo da Corte (Pernambuco 1817) a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a aclamação de D.João como rei culminando com os fatos que marcaram o regresso de D.João VI a Portugal em 1821. Em quarto lugar a personália abrangendo desde D.João e figuras proeminentes da Família Real (D. Carlota Joaquina D. Maria I D. Pedro) até os principais personagens ligados à política economia e artes em geral.

Dicionário mulheres do Brasil

De 1500 até a atualidade. Biográfico e ilustrado
 
sinopse 

Com cerca de 900 verbetes, 270 ilustrações e índice cronológico, esse dicionário torna-se referência obrigatória para o estudo da história brasileira. De Abigail Andrade a Zuzu Angel - passando por Bertha Lutz, Clarice Lispector, Escrava Anastácia, Princesa Leopoldina e inúmeras mulheres até então atrás dos panos -?, são resgatados 500 anos de luta e conquista de direitos.
"Contar a história do Brasil pelo olhar feminino é certamente um meio de redescobri-lo. É tornar visível o papel da mulher protagonista da construção do país." Ruth Cardoso
"Projeto muito importante por propor uma pesquisa original sobre personagens femininos da história do Brasil, principalmente porque a bibliografia nunca deu muita importância às mulheres." Ronaldo Vainfas, professor titular de história da UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário